terça-feira, 17 de julho de 2007

Postal #3

24 comentários:

Pedro Aniceto disse...

Deve haver uma boa razão para o Santo ter três mãos, não deve?

382 U disse...

É a mão de Deus...

Anónimo disse...

Parece é que o santo esteve numa partidda de futebol e acidentalmente deparou-se com um dos jogadores da selecção de sub-20 e "acidentalmente" um bocadito do bendito equipamento foi "casualmente" rasgado .... digo eu !!

cristina amil disse...

Oh Pedro, eu devo estar vesguinha, mas onde é que esta a terceira mao?...

joaoluis disse...

Penso que não é uma 3ª mão mas sim parte do tórax com o estígma da ferida de Cristo, provocada pela lança do legionário romano, durante a crucifixão. O hábito de burel está rasgado de tal forma que pode parecer uma mão.
Em história de arte chama-se anedótico a este efeito provocado por leitura diferente da desejada pelo artista que este não foi capaz de prever.

Pedro Aniceto disse...

joaoluis isso é muito bonito mas que eu saiba o S.Francisco de Assis (retratado na imagem) não foi cruxificado... Agora que falo disso também não sei como é que morreu, se de morte natural ou num acidente de mota no IC19...

Cristina disse...

Estou mais descansada por não estar vesguinha...

joaoluis disse...

Os estigmas de S. Francisco apareceram-lhe nos mesmos locais das feridas de Cristo.
S. Francisco não foi crucificado, mas depois de todo esse sofrimento faleceu.

cristina amil disse...

Entao a lança do romano aconteceu quando?...

Anónimo disse...

Esta figura representa S. Francisco de Assis e as "Chagas de Cristo" que este terá sofrido em vida. As chagas terão aparecido a várias pessoas, mas não há registo (pelo menos que eu saiba) de que tenham aparecido todas as 5 a alguém (chagas por ordem- 1-feridas na cabeça oriundas da coroa de espinhos, 2-golpes longos e profundos nas costas das chicotadas, 3- feridas nas mãos e 4- pés representando a crucificação, finalmente a 5- o golpe de misericórdia que terá sido desferido pela lança de um soldado romano). A S. Francisco de Assis só terão aparecido 3 (nas mãos, nos pés e nas costas). Resumindo, este pobre coitado aqui representado sofre a última chaga e ainda posa para o postal.
Só a título de curiosidade, as chagas nas mãos bem como toda e qualquer representação de um crucifixo pelas mãos, está erroneamente representado. Os ossos das mãos nunca aguentariam os pregos sem se rasgarem, e o crucifixo era feito pelos punhos.

cristina amil disse...

Duh eu estava com o raciocinio um bocado lento, é verdade (40° n ajudam..).

De qualquer maneira, se as chagas apareceram porque raio a roupa esta rasgada? So mesmo para posar para o postal...

Pedro Aniceto disse...

Carago, Ana! Essa nem parece tua! Se a roupa não estivesse rasgada, esta discussão não fazia sentido nenhum. Ainda nem há meia hora passei por uma loura de jeans que, coitadnha, deve estar completamente estigmatizada nas pernas... ;)

382 U disse...

cara Ana Amil, Cristina Amil e Cristina,
já reparaste que para além da disfuncionalidade da vesguisse e de estares daaaahh, estás com a funcionalidade da multi personalidade? já tens tantas identidades como as chagas de s. francisco (antes do acidente no IC19).
Cá para mim transformaste-te numa multifunções.
Tal como dizia s. francisco, "mais vale viver o momento now que daqui a um bocado quando ficares lerdinha" (só não tenho a certeza sobre de qual dos s. francisco terá dito isto)

cristina amil disse...

Epah! Confesso que hoje foi um dia complicado para o meu cérebro (está mais que visto) mas a disfunção e personalidade é do gmail que lá decidiu cortar o meu nome...

Mas ao menos eu reconheci que era uma barriga! Por isso o título de vesguinho deve ser entregue a outro(s) ;)

382 U disse...

BARRIGA! na altura a cerveja era muito menos forte do que agora e, mesmo que recorresse aos milagres, um santo nunca podia engravidar!
Nunca ouviste dizer que os santos não tem costas? também não tem barriga!
A 3ª mão ou é de um carteirista ou é a mão do Maradona.

Francisco disse...

O joãoluís acertou.
S. Francisco de Assis foi um dos estigmatizados mais famosos. De facto a sua união a cristo era tão grande que apareceram-lhe feridas nas mãos, nos pés e no peito, à imagem das 5 chagas de Jesus, resultado da crucificação e da perfuração pela lança para conprovar a sua morte.
O postal, reprodução de um fresco da basílica de S. Francisco em Assis, mostra assim as mãos chagadas e a ferida no peito (para isso é necessário que o burel aparecesse rasgado). Claro que ele não andava com a ferida à mostra, pelo conntrário.
Já agora o estigmatizado mais recente é o Padre Pio, recentemente beatificado.
Os estigmas são um fenómeno psicosomático, por isso não correspondem á localização histórica de facto ca colocação dos cravos nos pulsos de Jesus.

Anónimo disse...

.... E assm vemos que um simples postal nos pode ensinar a todos, cristãos ou não, crentes ou não crentes um pouco de história ... E ainda só vamos em 4 postais .... isto até ao fim do verão vai ser bonito vai !!!

Pedro Aniceto disse...

O ceguinho residente sou eu!

Anónimo disse...

Vejo a coisa de outra maneira: Nenhuma das três mãos são do Santo!...

Anónimo disse...

Não querem agora meter o Vata também ao barulho?

Pedro Aniceto disse...

Não invoquemos o nome de Deus em vão...

Anónimo disse...

hum...deve ser um postal comprado em 3ª mão.

Anónimo disse...

Para a semana vou a Itália e a Assis. Vou ver (com estes 2... + 1 par de óculos) como é que é. Depois falamos.

cristina amil disse...

Quem precisar duma guia em Italia...